Os edifícios de banheiros públicos ou sub-estações elétricas quase nunca se destacam por sua beleza arquitetônica. Mas há exceções: as estruturas públicas de Amsterdam transformadas pelo designer holandês Roeland Otten. Através do uso de fotografias em alta resolução ou mosaicos que recriam o entorno do bairro, estas estruturas desaparecem e os transeuntes não notam a sua presença, até que se tornem uma atração em si.
Mais informações e imagens na continuação.
Tomando os mesmos pontos de vista ao que se orientam, cada fachada se reveste - através de diferentes técnicas - de uma imagem cotidiana do bairro que a rodeira, incluindo casas, vegetação e carros estacionados.
A intenção de Otten de embelezar sua cidade foi tomando formas mais artísticas, "pixelando" o entorno ou abstraindo as imagens da paisagem urbana a simples cores planas.
Sua obra é simples e de baixo custo, criando instalações públicas engenhosas que além de camuflar a infraestrutura pouco agradável à vista da cidade, se transformaram em atrativos marcos urbanos para visitar e admirar.
Para conhecer mais sobre o trabalho de Roeland Otten clique aqui.
Via Good